Seguidores

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

UNEB seleciona adolescentes para programa da Saeb; inscrições até domingo (6)

UNEB seleciona adolescentes para programa da Saeb; inscrições até domingo (6)

Carol Soledade*
Núcleo de Jornalismo
Assessoria de Comunicação

A UNEB está com inscrições abertas a partir de hoje (1°), até o próximo domingo (6), para o processo seletivo do programa Mais Futuro, mantido pela Secretaria estadual da Administração (Saeb), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia.
Com o objetivo de formar cadastro de jovens para o Banco de Aprendizes do Estado, a seleção é voltada para adolescentes de 14 a 18 anos de idade, cuja renda familiar não ultrapasse três salários mínimos.
A expectativa é cerca de 30 mil estudantes de escolas públicas se inscrevam no certame. Os candidatos devem estar nas duas últimas séries do ensino fundamental ou cursando ou ter concluído o ensino médio, conforme especificado no edital da seleção.
Os interessados devem se inscrever exclusivamente via internet, pelo site www.selecao.uneb.br/bancodeaprendizes2011. A inscrição somente será efetivada, após o pagamento da taxa de R$ 5.
O processo seletivo, que está sob responsabilidade da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da UNEB, consiste de prova objetiva, composta por questões de português, matemática e atualidades e cidadania, que será aplicada no dia 4 de dezembro, no turno vespertino.
“A UNEB ser responsável por uma seleção com esse caráter social reforça a credibilidade e o reconhecimento que a nossa universidade tem do governo do estado. Temos certeza que esse será mais um programa de muito sucesso, pois trará novas oportunidades para os jovens da Bahia”, destaca o reitor Lourisvaldo Valentim.
Romilda Almeida, presidente da Copeve, endossou as palavras do reitor: “A escolha da UNEB mostra que estamos no caminho certo quanto a organização de processos seletivos estaduais”.
A seleção atenderá as exigências do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), incluindo a reserva de 5% das vagas oferecidas — ou que vierem a ser criadas durante o prazo de validade da seleção (dois anos) — para portadores de deficiência.

Oportunidade para o primeiro emprego

O cadastro para o banco de jovens aprendizes é feito considerando a ordem de classificação dos candidatos no processo seletivo, os quais são encaminhados para a experiência do primeiro emprego, seguida da expectativa de contratação conforme celebração de convênios entre entidades sem fins lucrativos e órgãos estaduais, no âmbito do programa Mais Futuro e em outros programas de aprendizagem.
A primeira seleção da iniciativa, também realizada pela UNEB, aconteceu em 2008 e mais de três mil jovens foram aprovados para o banco de aprendizes.
“A nova seleção já traz a fórmula do sucesso da primeira edição, em que mais de mil jovens foram encaminhados para a experiência do primeiro emprego. Nossa meta é superar este número”, afirma o secretario da Administração (Saeb), Manoel Vitório.
Para ser aprovado no certame é necessário o inscrito acertar 50% das questões da prova. Os selecionados assinam contrato de trabalho especial de aprendizagem, com prazo determinado de dois anos, com remuneração básica de R$ 556, além de auxílio-transporte, auxílio-alimentação e plano de saúde.
Os aprendizes fazem treinamento teórico de, no mínimo, 400 horas-aula, dividido em módulos que incluem disciplinas como qualidade no atendimento, informática, noções de empreendedorismo, comunicação empresarial, matemática relacionada ao mundo do trabalho, entre outras.
A capacitação teórica é feita na instituição Voluntárias Sociais e o aprendizado prático diretamente nas unidades de atuação dos jovens, com monitoramento permanente.
As diretrizes do programa são estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 11.139/2008, que regulamenta a contratação de jovens conforme as determinações da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Informações: Copeve – tel. (71) 3117-2371 e site www.selecao.uneb.br/bancodeaprendizes2011.
*Com informações da Secretaria estadual de Comunicação Social (Secom)
Imagem (home): Divulgação


0 comentários:

Postar um comentário