Seguidores

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

UNILA cria novos cursos e abre vagas para alunos de 16 países

UNILA cria novos cursos e abre vagas para alunos de 16 países

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) vai oferecer 850 vagas no processo seletivo 2012, 50% das vagas são destinadas a brasileiros e o restante para alunos de outros 15 países da América Latina. Além dos 12 cursos já existentes, a UNILA abrirá turmas de quatro novos cursos de graduação: Música, Cinema e Audiovisual, Arquitetura e Urbanismo e Saúde Coletiva. As inscrições serão de 21 de novembro a 16 de dezembro, no site da UNILA.


Para os candidatos brasileiros, a Universidade utilizará como critério de seleção a nota do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, terão uma pontuação acrescida à nota do ENEM. O peso do fator escola pública, além de outros detalhes do processo seletivo, serão divulgadas em edital próprio da UNILA, que será lançado em novembro. 

O pré-calendário da seleção da UNILA prevê o resultado da seleção para a segunda quinzena de janeiro de 2012, a primeira chamada em 20 de janeiro e o início das aulas em 27 de fevereiro.

Novos países
Com o processo seletivo 2012, a UNILA estará atingindo todos os países de língua espanhola da  América do Sul. Atualmente, a Universidade já conta com representantes da Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru e Bolívia, além do Brasil. A partir do próximo ano, também devem ingressar discentes da Colômbia, Equador e Venezuela. Cada um desses países terá entre 40 e 50 vagas, distribuídas nos 16 cursos de graduação.

A UNILA também está trabalhando para possibilitar o ingresso de alunos do Caribe e da América Central já no próximo ano. Cuba, Santo Domingo, Haiti, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica terão uma representação simbólica com, pelo menos, cinco alunos de cada nacionalidade.

“Estamos iniciando o processo de avançar para a América Central e o Caribe este ano, mas a nossa meta é chegar ao México e assim abrangermos toda a América Latina, que é a vocação da UNILA”, disse o reitor Hélgio Trindade.

A seleção dos candidatos estrangeiros é de responsabilidade dos ministérios de educação de cada país, que são orientados, pela UNILA, a dar preferência a jovens que cursaram o ensino médio em escolas públicas e tenham um bom rendimento escolar.

Cursos

Quatro cursos de graduação são novidades no processo seletivo 2012: Cinema e Audiovisual, Música, Saúde Coletiva e Arquitetura e Urbanismo. Além disso, a instituição conta com outros 12 cursos que já estão em andamento: Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana; Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade; Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento; Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química (licenciatura); Ciência Política e Sociologia – Sociedade, Estado e Política na América Latina; Desenvolvimento Agrário e Segurança Alimentar; Engenharia de Energias Renováveis; Engenharia Civil e Infraestrutura; Geografia – Território e Sociedade na América Latina; História – Direitos Humanos na América Latina; Letras – Expressões Literárias Linguísticas; Relações Internacionais e Integração.

A UNILA

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) foi criada em 2010 como parte de um conjunto de universidades federais voltadas para a integração, o intercâmbio acadêmico e a integração regional e internacional. Localizada em Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina e o Paraguai, a UNILA é uma instituição de caráter multidisciplinar e multicultural. Todas as atividades são bilingues, as aulas são ministradas em português e espanhol. O objetivo é transformar o bilinguismo em uma ferramenta chave para a integração cultural e intelectual da comunidade acadêmica.
27.10.2011
Source : UNESCO Office in Brasilia UNESCO Office in Brasilia

0 comentários:

Postar um comentário