Seguidores

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Jovens temem o processo Seletivo


07/11/2011 às 09:12

Dinâmicas de grupo, entrevistas e testes profissionais. Como enfrentar cada uma dessas avaliações? ...
(Da assessoria)


Brasil - Ingressar no mercado de trabalho não é tarefa fácil. Além de possuir diversas habilidades, ainda é preciso lidar com ocasiões pouco rotineiras. Para entender qual a maior dificuldade dos jovens nessas situações, o Nube realizou um levantamento com 6.605 jovens e a seguinte pergunta: Qual sua maior dificuldade ao procurar por uma vaga?”. O resultado foi um dos mais equilibrados e demonstrou o fato de o processo seletivo em si, ser motivo de horas perdidas de sono.

Dentre as quatro opções de escolha, o obstáculo mais votado foi a dinâmica de grupo, com 27,1%. Para o estudante Gabriel Rodrigues Barreto Andrade, é uma etapa complicada. “Os selecionadores fazem perguntas e procuram perfis diferentes. Nunca sabemos qual a melhor forma de agir”, afirma.

A coordenadora da área de recrutamento e seleção do Nube, Natalia Caroline Varga, destaca algumas dicas para momentos como esse: “Em 80% das vezes, quando fazemos certos questionamentos, como, por exemplo, qual o seu maior defeito, escutamos dos candidatos o fato deles serem perfeccionistas”, afirma. Para ela, isso não responde muita coisa. “Nós esperamos ouvir em quais pontos essa característica atrapalha o jovem. Portanto, é necessário apresentar a falha e em seguida dar uma breve explicação sobre os danos causados por ela. Nada muito extenso”, conclui.

Com 26,19%, o segundo maior problema destacado foi a entrevista. Natalia comenta ser importante nesta hora olhar nos olhos do avaliador e manter a sinceridade. “Não adianta mentir, pois o entrevistador vai levar em conta um perfil comportamental, o qual não corresponde ao verdadeiro. Isso vai fazer a pessoa ser encaminhada para uma vaga, onde, muitas vezes, não se sentirá feliz”, explica.

Com apenas oito votos a menos, ou seja, 26%, a redação ficou em terceiro lugar. “Sinto muita dificuldade quando não vem com um tema pré-estabelecido, pois até conseguir desenvolver uma ideia, já perdi muito tempo”, comenta Andrade. Além disso, ele destaca o fato de poder já ter se prejudicado com gírias. “Na hora de falar me controlo bastante, mas acredito já ter deixado escapar palavras erradas no decorrer do texto”, assegura.

A questão da gramática também leva ao último colocado na enquete, isto é, testes de inglês, português e psicológicos. Eles obtiveram 1.363 votos e ficaram com 20,64%. Natália comenta sobre o assunto: “A língua portuguesa é essencial em qualquer processo seletivo. Muitos estudantes não dão valor e mal sabem ser esse o maior quesito eliminatório”, revela.

Segundo a recrutadora é importante treinar constantemente para se sair bem em tais exames. “A avaliação psicológica é mais individual, pois avalia o perfil de cada um. Todavia, ter bons conhecimentos da nossa língua e de outras é fundamental. Eu sempre recomendo realizar pequenos textos, evitar abreviar palavras e tomar muito cuidado com as redes sociais, pois lá cada escrita é de um jeito diferente”, comenta.

Fora isso, alguns conselhos são imprescindíveis em qualquer avaliação: “Tome cuidado com a aparência, procure aparecer pelos seus atributos internos, ao invés dos externos. Chegue com antecedência ao local, isso vai ajudar a baixar a ansiedade. Preocupe-se com sua postura e vícios de linguagem e mantenha sempre a calma”, aconselha Natalia.

Para sanar todos os questionamentos dos jovens, a TV Nube realizou uma matéria sobre “Dinâmica de grupo: tire suas dúvidas”. Quem estiver com alguma dinâmica agendada e quiser arrasar, vale à pena assistir ao conteúdo.


Sobre o Nube

Há 13 anos no mercado, o Nube é um agente de integração responsável pelo processo de estágio e aprendizagem desde o cadastramento do estudante até a sua efetivação pela empresa. Possui mais de 5 mil empresas clientes, 12 mil instituições de ensino conveniadas em todo o país e já colocou mais de 350 mil estagiários e aprendizes no mercado de trabalho. Também administra toda a parte legal e realiza o acompanhamento do estagiário e do aprendiz por meio de relatórios de atividades.

Anualmente, são realizadas 7,5 milhões de ligações, enviadas 1,5 milhão de SMS e encaminhadas 550 mil candidatos. O banco de dados conta com 2,5 milhões de jovens cadastrados e todos podem concorrer às milhares de oportunidades de estágio e aprendizagem oferecidas mensalmente. O cadastro é GRATUITO e pode ser feito no site www.nube.com.br

O estudante pode ser nosso seguidor no Twitter (@nubeestagios) e acompanhar notícias diárias de ações, vagas, palestras e muito mais. Também temos um espaço para tirar quaisquer dúvidas sobre estágio, aprendizagem ou carreira no Formspring e um canal no Youtube onde o internauta pode acompanhar todas as nossas atividades e orientações em vídeos sobre a inserção do jovem no mercado de trabalho. Além disso, temos um perfil no Orkut, Facebook e no Linkedi

Fonte:http://www.aquisudoeste.com.br/GERAL/jovens_temem_o_processo_seletivo,9035.html

0 comentários:

Postar um comentário