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quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Para crescer, as empresas precisam, em grande quantidade, de pessoas capacitadas. A aposta é nos joven

Nextel - A vez dos jovens - Satisfação no trabalho
Satisfação no trabalho. Nas fotos na página, jovens funcionários de cinco das dez campeãs. (Nextel, Promon, Vivo, Cielo e Dupont)


Entre 2009 e 2010 a Vivo contratou 5 300 pessoas em seis meses. Os novos funcionários eram terceirizados das suas lojas. Trazer esta turma, que tem em média 26 anos, para dentro de casa foi iniciativa encabeçada pelo presidente, Roberto Lima. (No dia 4 de maio foi anunciado que ele ficará no cargo até 30 de junho.)

"Isso mudou a empresa, porque eles são nosso melhor contato com os clientes", diz Roberto. Em 2010 a Vivo cresceu 10% em receita e 13% em clientes. Para o futuro, o plano é investir na expansão da internet móvel e na venda de serviços agregados, como músicas, por exemplo.

"Os jovens fazem parte da nossa estratégia, pois são indicadores de tendências. É o que queremos para o nosso negócio", completa. Ter profissionais na quantidade desejada e com preparo adequado para movimentar a linha de frente da companhia é vital para que suas metas sejam atingidas. Essa realidade não é exclusividade da Vivo.

Promon - A vez dos jovensSegundo levantamento com as 30 empresas finalistas deste guia, 76% delas passam por um momento de expansão. Portanto, atrair, desenvolver e reter jovens são temas importantes na gestão de pessoas dessas organizações.

Da necessidade de descobrir e entender melhor quais são as expectativas dessa turma é que surgiu a iniciativa do Guia VOCÊ S/A — As Melhores Empresas para Começar a Carreira, pesquisa pioneira no mundo, que dá voz ao que pensam os jovens e procura mapear o que as companhias estão oferecendo a eles na prática.

A pesquisa é feita em parceria com a consultoria Cia de Talentos — uma das maiores especialistas em jovens profissionais no Brasil — e com a Fundação Instituto de Administração (FIA), zer aos anseios dos jovens e ao mesmo tempo mostrar a eles que há limites naturais para crescer na carreira", diz Joel.

Vivo - A vez do jovensEntre as premiadas neste guia, há desde companhias que criaram programas específicos para jovens até as que oferecem as mesmas políticas a todos, independentemente da fase da carreira. "Não há regras que sirvam a todas as organizações, mas o importante é que, para os jovens, não importa só receber bons benefícios ou ter qualidade de vida sem perspectivas claras de crescimento, por exemplo.

Eles querem tudo ao mesmo tempo", diz Sofia Esteves, presidente do Grupo DMRH, do qual a Cia de Talentos faz parte.

Um jovem diferente
Outro aspecto interessante da pesquisa foi a descoberta de um jovem adaptado ao mundo corporativo. O que se diz é que eles querem alcançar altos postos em pouco tempo, não respeitam hierarquia e buscam sempre qualidade de vida.

Na prática, o que a equipe de dez jornalistas da VOCÊ S/A encontrou na conversa com cerca de 620 profissionais em início de carreira, durante as visitas às préclassificadas na segunda etapa da pesquisa (veja quadro Metodologia), foi um jovem que compartilha dos valores da organização. Quer crescer, sim, mas não a qualquer custo.

Cielo - A vez dos jovensSe inspira em profissionais que admira (nem sempre o chefe) e está disposto a ficar na organização por um bom tempo. "Os jovens são muito comprometidos com projetos em que acreditam e dos quais se sentem parte. Eles topam trabalhar além do previsto, desde que vejam sentido no que fazem e tenham uma contrapartida, não necessariamente financeira", diz Sofia.

O que mostra a pesquisa é que, na hora de escolher uma empresa para começar a carreira, não há um aspecto que se destaque muito dos demais: os jovens buscam uma relação equilibrada entre fatores como aprendizado, grana e tempo livre.

Dupont - A vez do jovensEntre reclamações estão a carga excessiva de trabalho e a dificuldade de planejar a carreira. Questões críticas para manter a galera engajada e motivada, o que impacta diretamente no poder de, retenção e na produtividade das companhias.

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