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quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Acesso a bens culturais:Visita ao Instituto Mauá ( Centro de artesanato)














Turmas Vespertinas

Enem 2011

Pela terceira vez, Enem 2011 usará a TRI, e estudantes com o mesmo número de acertos nem sempre terão a mesma nota



- O Enem é uma prova nacional em que a nota máxima nunca é dez. Ela é variável, de ano para ano, em uma escala que vai de 0 a 1.000 pontos. Tudo porque, desde 2009, é utilizada a Teoria de Resposta ao Item (TRI) no cálculo da pontuação final.
A prova é longa, mas o tempo é curto para responder cada item
Pela TRI, as questões da prova são divididas em três categorias: fáceis, médias e difíceis. Como é feito esse enquadramento? As perguntas são elaboradas por professores contratados pelo Inep. Depois, todas são pré-testadas, ou seja, aplicadas a alunos que não façam parte do público-alvo da prova (concluintes do ensino médio). Neste ano, professores universitários começaram a contribuir para o banco de questões mantido pelo Inep para a elaboração dos testes, mas essas só serão usadas nos exames de 2012.
De acordo com o percentual de erros e acertos em cada item na fase de testes, o peso das perguntas pode mudar. É por isso que dois candidatos podem ter o mesmo número de acertos, mas não conseguir necessariamente uma pontuação final igual. As questões possuem pesos diferentes: as mais fáceis valem menos, e as mais difíceis valem mais. No entanto, essa determinação é feita através de um complexo cálculo estatístico. Então, não adianta tentar descobrir qual é qual.
Para Carlos Brenner, professor de matemática e coordenador de vestibular do Colégio Notre Dame, em Ipanema, a única preocupação dos estudantes deve ser fazer o maior número possível de questões maximizando o tempo.
- Na hora do exame, é importante não ficar horas em uma questão em que encontre dificuldade. A prova é longa, mas o tempo é curto para responder cada item. Porque apesar de ser difícil para ele, a pergunta pode valer menos do que outras em que tenha mais facilidade - afirma.
Com base na TRI, o Inep calcula as notas dos estudantes em cada uma das quatro grande áreas: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. A soma dessas notas é dividida por quatro, e daí sai a média das provas objetivas.
Esse resultado é somado com o a nota da redação e dividido por dois, dando origem à chamada nota global. Assim, a redação vale metade da nota global. Esta é a utilizada pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação.
Na hora do exame, é importante não ficar horas em uma questão em que encontre dificuldade
No entanto, as instituições de ensino, participantes ou não do Sisu, possuem liberdade para atribuir pesos diferentes para as áreas, de acordo com o curso para o qual estão selecionando os candidatos. Por exemplo: no caso das engenharias, pode ser atribuído um valor maior para a prova de matemática.
A principal finalidade da TRI, para o Inep, é que ela torna possível comparar o resultado de anos diferentes e estabelecer uma série histórica. No futuro, a ideia é que os estudantes façam provas diferentes entre si, em computadores, tal como já acontece no SAT, o Enem americano.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/09/23/pela-terceira-vez-enem-2011-usara-tri-estudantes-com-mesmo-numero-de-acertos-nem-sempre-terao-mesma-nota-925427442.asp#ixzz1ZHKIKDPT
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Fonte:http://oglobo.globo.com

Professores desvendam as habilidades e competências cobradas no Enem 2011 e apontam os principais temas que devem cair Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/vestibular/mat/2011/09/22/professores-desvendam-as-habilidades-competencias-cobradas-no-enem-2011-apontam-os-principais-temas-que-devem-cair-925418594.asp#ixzz1ZHK2DvlH © 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

RIO - O discurso de que o Enem cobra mais habilidades e competências do que o puro conteúdo das disciplinas é muito bonito na teoria. Mas, na prática, os vestibulandos querem mesmo é saber o que vai cair na prova. Por isso, com a ajuda de professores das quatro áreas de conhecimento cobradas (Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas e Linguagens), desvendamos a matriz de referências do exame. Confira as dicas e as principais apostas deles em português, geografia, história, química, física, biologia e matemática, lembrando que se trata de uma prova interdisciplinar. Depois, é só se concentrar nos estudos desses temas recorrentes. Boa sorte!
A rotina em forma de questões
Assuntos rotineiros na vida de boa parte da população serão os principais temas de questões da próxima avaliação de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Esta é a aposta do professor de biologia Manuel Gomes, diretor de ensino do GPI:
- Pode ser perguntado qual é melhor conduta para se evitar a contaminação pela dengue, um assunto que aparece quase todos os dias nos jornais - sugere Gomes.
Preocupação com a leitura é a principal orientação do professor. Ele garante que boa parte das respostas estará nos enunciados da própria prova.
- Geralmente, é apresentado um problema e pedida uma solução para ele - afirma.
Gomes também cita temas interdisciplinares, como poluição ambiental, água e fenômenos elétricos, que poderiam ser avaliados pela ótica da química, da física ou da biologia.
Posicionamento crítico sobre assuntos diversos
O candidato deve não apenas estar inteirado da informação em si, mas também ter um posicionamento crítico em relação a ela, além da noção dos diferentes lados da discussão. Essa é a principal orientação do professor de história João Aprígio, coordenador de vestibular do colégio Franco-Brasileiro, sobre a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Aprígio cita o exemplo da polêmica relacionada à construção da Usina de Belo Monte, no Pará:
- Neste caso, há argumentos contra a usina, como o seu impacto ambiental e sobre os moradores do entorno; por outro lado, há a necessidade de levar a eletricidade a regiões mais distantes no país - comenta ele, que ainda cita o debate sobre a transposição do Rio São Francisco.
O professor também aposta em temas que fazem aniversário neste período: os dez anos dos atentados terroristas da Al Qaeda contra os Estados Unidos e os 50 anos da construção do Muro de Berlim.
- A Era Vargas é um tópico recorrente. E o Enem ainda pode fazer um paralelo com a época atual e os casos de denúncias de corrupção, como também ocorreu naquele período histórico - acrescenta.
Estar inteirado de assuntos gerais e ler, pelo menos, um periódico por semana, de preferência os dominicais, é outra recomendação do professor.
Intertextualidade entre textos e imagens
Função emotiva, denotativa, apelativa, fática, metalinguística ou poética: as já conhecidas funções da linguagem certamente estarão presentes na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, na opinião do professor Rafael Cunha, coordenador de língua portuguesa e redação do curso Pensi. No entanto, Cunha acredita que elas serão apresentadas em diferentes linguagens:
- O Enem cobra a interpretação não só de textos, mas de tiras, charges, quadrinhos, fotografias e pinturas - explica.
Cunha ainda aposta em questões de intertextualidade entre textos e até figuras.
- A pintura Guernica, de Pablo Picasso, faz referência à Guerra Civil Espanhola. Então esse quadro poderia estar associado a um artigo do mesmo momento histórico. O Enem pediria que aluno reconhecesse que existe um diálogo entre o texto e a pintura. O mesmo poderia ocorrer com a "Canção do exílio", de Gonçalves Dias, que virou paródia na época do Modernismo - exemplifica o professor.
Cultura geral é uma "premissa básica" para se dar bem no teste do Enem, segundo Cunha. Portanto, a leitura de jornais e revistas também é bem-vinda.
Interpretação de gráficos e tabelas
Seja em formato de pizzas ou barras, os gráficos certamente estarão presentes na próxima prova do Enem, garante o professor Salvador da Silva Bruno, coordenador de matemática da Escola Dínamis.
- Os gráficos geralmente são tirados de institutos ou jornais, por isso são bem atuais, e o aluno terá que mostrar a capacidade de fazer a leitura deles. Em geral, a resposta para a questão está no próprio gráfico - afirma Salvador, que ainda dá exemplos. - Poderiam cair gráficos com a amostragem percentual da área desmatada da Amazônia ou os índices de desigualdade social.
Razão e proporção, geometria espacial, média aritmética, probabilidade e análise combinatória também devem aparecer nas questões.
- Em análise combinatória, é provável cair uma placa de carro, que é composta por três letras e quatro números. O candidato vai ter que calcular o número de possibilidades de emplacamentos - aposta.

Entrega dos cartões do Enem 2011


BRASÍLIA - Os cartões de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 começam a ser entregues aos 5,3 milhões de candidatos a partir desta semana. A operação de distribuição foi iniciada na última terça-feira (27) pelas cidades do interior e, na próxima semana, chegará às capitais, segundo informou os Correios.  
Consultado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, disse que todos deverão receber o cartão até o dia 14 de outubro. O órgão afirmou também que ainda não há data definida para a disponibilização do documento na internet.
O cartão de confirmação traz as informações sobre o local onde o candidato irá fazer a prova e os horários. O documento precisa ser, obrigatoriamente, apresentado no dia do exame. As provas serão aplicadas em 22 e 23 de outubro.
Segundo os Correios, a entrega dos cartões não será afetada pela greve dos funcionários porque, no caso do Enem, foi preparada uma "operação especial" com logística específica. Além dos cartões, os Correios são responsáveis pela distribuição das provas do Enem, com apoio das polícias estaduais e das Forças Armadas.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/vestibular/mat/2011/09/28/enem-2011-cartoes-de-confirmacao-comecam-ser-entregues-esta-semana-dizem-correios-925460063.asp#ixzz1ZHJUcgIY
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segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Estudantes ignoram alternativas ao vestibular

Estudantes ignoram alternativas ao vestibular

Karina Costa
Enem, Sisu e ProUni são programas que facilitam o acesso ao ensino superior, Embora as siglas citadas sejam pertinentes ao vocabulário dos estudantes de terceiroano, o significado delas é pouco conhecido por muitos alunos que se encontram na iminência de decidir sobre o futuro profissional e o melhor caminho para chegar à universidade.
Como porta de entrada para ocupar uma vaga do ensino superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) facilita o acesso ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que selecionam e garantem a permanência.
A exemplo disso, os estudantes Ueslei Nascimento, 17 anos, e David Bozza, 19 anos, estão terminando o ensino médio e não sabem o que é o Sisu. Eles estudam no Colégio Estadual Evaristo da Veiga, localizado na Avenida Garibaldi, e ainda não entendem como funciona o mecanismo do sistema. “Não sei a diferença entre o ProUni e o Sisu”, conta Bozza.
Voltado para concluintes e egressos do ensino médio, o Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos candidatos utilizando como critério a nota obtida no Enem. Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição de alguns cursos.
Em 2010,  o Sisu disponibilizou 83 mil vagas entre 19 universidades federais de todo o País, 23 institutos federais, quatro universidades estaduais e dois centros federais de educação tecnológica. Mas, para utilizar o sistema, além de ter feito o Enem, o aluno não pode ter zerado as provas objetivas e a dissertativa (redação).

Durante o período de inscrição, que será divulgado pelo endereço eletrônico: http://sisu.mec.gov.br, basta colocar o número de inscrição do Enem. Nele estão contidas todas as informações do estudante, sobretudo a que interessa à seleção: a nota. Cada universidade adota uma nota mínima para selecionar seus calouros.
No site, o candidato pode escolher em quantas universidades deseja se inscrever e tem acesso a relação de todas as instituições cadastradas. Aos que preferem as baianas, são disponibilizadas 2.242 vagas, com 102 cursos em Salvador e em cidades do interior do Estado.

domingo, 25 de setembro de 2011

Lançamento Nova Marca - Nextel. Seu Mundo. Agora

Mercado verde é oportunidade para pequenas empresa

Gestão sustentável é fator de competitividade para as empresas de pequeno porte

Muda de planta
Brasília - Quarenta e oito por cento dos consumidores estão dispostos a pagar até 10% a mais por produtos ou serviços que atendam a requisitos ecológicos e sociais. A informação foi dada pelo diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, durante a Reunião Latino-Americana sobre Bancos de Desenvolvimento e Investimentos Ambientalmente Sustentáveis nesta sexta-feira (23), em Belém. Segundo Carlos Alberto, dados como esse apontam caminhos a serem seguidos já de imediato pelas 5,7 milhões de micro e pequenas empresas (MPE) de todo o Brasil.

Carlos Alberto participou, neste segundo dia de encontro, do painel ‘Oportunidades de investimento e negócios em atividades sustentáveis’. Pela primeira vez, instituições de vários países da América Latina se reuniram com o objetivo de debater medidas que signifiquem mais investimentos em programas e políticas voltados às MPE e médias empresas da região amazônica. O evento é uma realização da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide), do Banco da Amazônia e do Sebrae no Pará.
Ao apresentar um panorama do mercado verde, Carlos Alberto enfatizou que 0,8% do mercado brasileiro atua com produtos e serviços comprometidos com o meio ambiente. Mas a previsão é de que esse número apresente crescimento considerável, ficando entre 5% e 7% ao ano até 2020. “Sustentabilidade significa competitividade ao longo do tempo. Quem não seguir essa tendência pode deixar de existir", alertou.
Reciclagem
Segundo o diretor do Sebrae, o brasileiro ainda não relaciona a importância dos altos níveis de reciclagem registrados pelo país desde 1990 com a questão ambiental. Por isso, chamou a atenção para os resultados de sondagem realizada pelo Sebrae junto a empresários do segmento de pequeno porte, que revelou que a maioria desconhece o conceito de sustentabilidade, embora desenvolva ações que mostram sua aplicação no cotidiano.
Apesar de 58% deles afirmarem não ter conhecimento sobre o tema, na prática, entre 61% e 80% realizam algum tipo de ação sustentável, como controle de consumo de energia, água e papel, coleta seletiva e tratamento de resíduos tóxicos. “A sondagem evidencia a dimensão do desafio de incorporar a agenda da sustentabilidade na gestão cotidiana dos pequenos negócios em nosso país”, assinalou.
Como forma de estimular micro e pequenas empresas na questão, Carlos Alberto apontou a importância do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), lançado em abril deste ano no município de Chapada dos Guimarães (MT). Instalado no Espaço Sebrae de Conhecimento, em Cuiabá, o CSS se dedica primeiramente a dois focos: Política Nacional de Resíduos Sólidos e eficiência energética.
Fonte:http://exame.abril.com.br

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Lei do Estágio completa três anos; veja alguns impactos

23-09-2011
No dia 26 de setembro, completa-se três anos da publicação da Lei do Estágio, nº 11.788. Quando entrou em vigor, em 2008, essa data foi um marco na vida de milhares de estudantes e estagiários. Após sua adoção, devido ao receio das empresas e à crise econômica mundial, o número de oferta de vagas caiu 40% e prejudicou milhares de jovens. Os dados são do Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios.
Antes de aprovada a legislação, chegava a 1,1 milhão o total de estagiários no país, sendo 715 mil do nível superior e 385 mil do ensino médio e médio técnico. O número recuou para 900 mil. Atualmente, são 5,08 milhões de estudantes do ensino superior e apenas 14,5% conseguem estagiar (740 mil). Já no ensino médio, a situação é mais grave, pois dos 8,33 milhões, apenas 3,1% (260 mil) estão estagiando.
Os números, apesar de baixos, melhoraram, mas são semelhantes aos observados em 2007, quando 1 milhão estagiavam. “O objetivo é ampliar a oferta de vagas para jovens no Brasil, onde o nível de desemprego é muito superior em relação às outras faixas”, explica Carlos Henrique Mencaci, presidente do Nube.
Segundo o Inep/MEC temos 13,3 milhões de alunos aptos a ingressar no mercado de trabalho por meio do estágio, mas segundo o levantamento da Abres – Associação Brasileira de Estágios, apenas 7,5% têm essa oportunidade.
Alguns benefícios foram instituídos para estimular as organizações durante a contratação. “Elas ganharam vantagens como os incentivos sociais e fiscais, não precisando recolher INSS, FGTS, verbas rescisórias e 13º sobre a bolsa-auxílio. Além disso, há uma maior segurança jurídica”, afirma Mencaci.

Esses dados se comprovam com os divulgados pela Abres para a Temporada de Estágios 2011, prevendo a abertura de 210 mil vagas de estágio em todo o Brasil, sendo, 170 mil no superior e 40 mil no médio e técnico.
A coordenadora de treinamento do Centro de Desenvolvimento Profissional (Cedep) Yolanda Brandão dá conselhos para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ainda este ano. “Como afirma a própria lei, o estágio é um ato educativo. Portanto, é fundamental investir na formação acadêmica e participar das atividades oferecidas pela universidade ou escola”, diz. Site: www.nube.com.br
Fonte:http://www2.uol.com.br/canalexecutivo/notas111/2309201113.htm

Vídeos do Youtube ajudam a passar no Enem

Vídeos do Youtube ajudam a passar no Enem23.09.2011


A Editora Abril, através da Guia do Estudante, preparou dicas para quem quer estudar utilizando o site de vídeos You Tube.
            O You Tube ficou popular por armazenar diversos arquivos com conteúdos cômicos. Mesmo assim, muitos usuários preferem acessar e enviar vídeos educativos. E quem pensa que os materiais ligados à educação são pouco acessados, está enganado.
            Alguns vídeos com aulas de matemática, por exemplo, foram visualizados mais de 8 mil vezes.
            Abaixo, divulgamos as dicas da revista Guia do Estudante, para quem quer estudar pela internet.
            Matemática
No canal Só Matemática você encontra vídeos sobre diversos conteúdos, como Teorema de Tales, geometria e Matemática financeira.
            Geografia
No canal Só Geografia há vídeos para estudar sobre energia, processos migratórios, indústria e aquecimento global.
História
No canal do professor Tiago Menta há aulas que abordam desde a pré-história e o feudalismo até a história recente do Brasil, como Ditadura Militar e Governo Lula.
Já o canal História X Ciência traz vários documentários muito legais que misturam ciência e história e abordam assuntos como rituais astecas, racismo, pandemias e maconha.
Este programa traz o debate Criacionismo X Teoria da Evolução de Darwin.
            Biologia 
O canal de Biologia
 traz vídeos que explicam a divisão celular e teorias da evolução.
Química 
O canal Vestibulândia tem muito material sobre química e também sobre matemática. Há aulas que abordam os conceitos iniciais de química, para entender átomos e compostos, e muitos vídeos sobre geometria.
Conteúdo Geral
No Canal Educa Bahia há dezenas de vídeos de várias disciplinas. Abaixo, uma aula de literatura sobre Machado de Assis.
Fonte: Guia do Estudante

Wagner sanciona lei do trabalho decente

Sexta-feira, Setembro 23, 2011

O governador Jaques Wagner sancionou, nesta quinta-feira (22), na abertura da III Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente, a lei estadual de promoção do trabalho decente, que foi aprovada recentemente pela Assembleia Legislativa.
A lei prevê a captação de recursos para o combate ao trabalho escravo e todas as formas de exploração de mão-de-obra no estado. A conferência, em Salvador, tem como objetivo discutir temas como geração de emprego com igualdade de oportunidades e tratamento.
Jaques Wagner destacou que a Bahia foi o primeiro Estado no mundo a criar uma agenda de trabalho decente. O estabelecimento de diretrizes visando à adoção de mecanismos para a consolidação do trabalho decente sempre esteve presente na carreira de Wagner.
Ainda quando foi ministro do Trabalho. "Não é admissível que o país cresça sem se preocupar com a qualidade do emprego dos seus trabalhadores. Não basta criar postos de trabalho, é necessário oferecer, principalmente, empregos decentes".
Para ele, "essa foi uma das receitas que fez o país superar a crise econômica de 2008. E tanto o Brasil quanto a Bahia continuarão a seguir por esse caminho".
12:12 AM   |  

OIT elogia esforço do Brasil pelo trabalho decente


Diretora regional da organização participou de conferência estadual do emprego e trabalho decente em Salvador

A diretora regional da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a América Latina e o Caribe, a venezuelana Elizabeth Tinoco, elogiou nesta quinta-feira o "esforço" e o "compromisso" do Governo brasileiro em favor das políticas de trabalho decente promovidas pelo organismo.
Elizabeth participou, nesta quinta-feira, da Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente na cidade de Salvador, capital da Bahia, a primeira de 27 que serão realizadas no país por autoridades de Governo, sindicatos, empresários e grupos da sociedade civil.
"Em nenhum outro país do mundo foi feito um esforço de diálogo social como este, focado na busca de consenso para pôr em prática políticas orientadas à geração de mais e melhores empregos", disse a diretora regional da OIT. O conceito de trabalho decente foi proposto em 1999 pelo diretor-geral da OIT, o chileno Juan Somavía, e se refere à geração de oportunidades para que todos os homens e mulheres consigam emprego em condições de liberdade, igualdade, segurança e dignidade humana.
A conferência desta quinta-feira em Salvador serviu ainda como ponto de partida para um grande encontro nacional sobre trabalho decente que o Governo brasileiro pretende convocar para maio do próximo ano.
Elizabeth afirmou que a OIT decidiu acompanhar o processo que ocorre no Brasil "desde seu início, para respaldá-lo e também para aprender" e levar esta experiência "pioneira" para outros países da região. A funcionária da OIT destacou a importância de gerar políticas especificamente orientadas a geração de emprego e preservar as receitas das pessoas por meio de esquemas inovadores de proteção social.
"O crescimento econômico é indispensável para produzir emprego, mas não é suficiente", acrescentou Elizabeth. Disse que embora Brasil e outros países da América Latina resistiram até agora à crise global, existem ainda riscos de novas recessões nas nações mais industrializadas, o que mantêm a incerteza na economia mundial.
"A América Latina conseguiu recuperar os níveis de desemprego urbano anteriores a crise em 2010, de 7,3%, e essa taxa segue cedendo em 2011, mas os países não devem baixar a guarda diante do que está ocorrendo com as economias de outros lugares do mundo", afirmou

Os 35 passos para uma redação nota dez no Enem 2011

Todos os esforços são válidos!!! Vamos escrever galera!!!

Publicada em 23/09/2011 às 15h50m
O Globo (educacao@globoonline.com.br)

Dicas para a redação do Enem - Professor de Redação Francesco Jordani, no CEL do Jardim Botânico. Fotos de Fabio Rossi / Agência O Globo RIO - A prova de redação é a única do Enem em que não é possível chutar. Como não existe uma fórmula ou uma receita para mandar bem, é fundamental treinar previamente. Para facilitar sua vida, preparamos uma lista de dicas com a ajuda da professora Liliane Machado, coordenadora de Língua Portuguesa do CEL, e de Francesco Jordani, professor de Redação do terceiro ano da escola.
COMO SERÁ?:Professores desvendam as habilidades e competências cobradas no Enem e apontam os principais temas que devem cair
DATAS:A um mês da prova, Inep diz que cronograma está dentro do previsto CONFIRA:Um plano de estudo para você seguir até o fim de semana do exame
LEIA MAIS:Dicas para chegar bem disposto na hora da prova
LEIA TAMBÉM:Professores falam das características das provas de língua estrangeira do Enem
Dicas para uma boa redação no Enem 2011 1) - Leia os textos da coletânea com atenção e apreenda o recorte temático efetuado por eles.
2) - Relacione tais textos com o modo como a proposta temática foi formulada. Lembre-se de que a abordagem do tema na redação deve corresponder às expectativas da banca a respeito do encaminhamento da questão.
3) - Você pode usar as ideias expostas nos textos da coletânea, mas apropriando-se delas em seu discurso, e não copiando. Tenha, no entanto, o cuidado de não fazer só isso: mostre reflexão pessoal.
4) - Encare sempre o tema como um problema, ainda que não esteja expresso dessa forma na elaboração da proposta.
5) - Após compreender o tema e o recorte já efetuado pelos textos de apoio, formule sua tese, ou seja, delimite seu ponto de vista sobre a questão problematizada.
6) - Em seguida, faça o esquema lógico de seu texto, isto é, busque três argumentos (ou ideias) que desenvolvam sua tese, seu ponto de vista, de modo pertinente, consistente e coerente. Lembre-se de ordená-los de modo a garantir a natural sucessão das ideias, a progressão temática.
7) - Ao elaborar a introdução, procure apresentar o tema de forma clara e, preferencialmente, apresente desde já a tese. Evite digressões iniciais para que o avaliador perceba com facilidade que o texto se inscreve no tema proposto.
8) - Ao argumentar, lembre-se de que os argumentos se ligam à tese, e essa, ao tema.
9) - Evite simplesmente descrever ou exemplificar: lembre-se de que tais procedimentos devem ser usados para sustentar o argumento, não valendo como tal.
10) - Prefira argumentos com o máximo de relevância possível, ou seja, de conhecimento geral, que garantam consenso em torno deles, que não sejam generalizações, opiniões ou falácias.
11) - A argumentação é o momento de apresentar fatos. O espaço da opinião é a tese defendida e sustentada pelos fatos (argumentos).
12) - Se necessário, lance mão (no início dos parágrafos) de conectivos e elementos de coesão sequencial (por exemplo: "além desse fato", "outro aspecto", "no entanto", "como consequência", "por essa razão", "desse modo" etc.) que esclareçam a progressão temática, sobretudo se achar que o vínculo semântico entre as ideias de cada parágrafo não estiver muito claro.
13) - Busque usar vocabulário que seja de seu domínio, mas evite coloquialismos.
14) - A conclusão não deve conter ideia nova, uma vez que é o resultado lógico da reflexão acerca das ideias já apresentadas.
15) - No caso do Enem, é necessário que sejam lançadas propostas de intervenção na realidade, ou seja, de solução do problema enfocado. Tais propostas serão pontuadas quanto à sua coerência com o desenvolvimento e quanto ao seu grau de especificidade.
16) - As propostas podem estar apresentadas no corpo da argumentação ou, preferencialmente, na conclusão.
17) - Não se esqueça de que a argumentação e o lançamento de propostas de solução devem respeitar a diversidade sociocultural, os direitos humanos e as questões relativas à cidadania.
18) - Faça rascunho e, ao passar a limpo, confira, principalmente, a ortografia, a concordância, a regência (crase) e a colocação pronominal e evite a repetição vocabular.
19) - Use letra bem legível e não rasure, se possível.
20) - Não se esqueça de atribuir ao seu texto um título interessante e pertinente ao tema.
21) - Procure usar elementos coesivos claros e específicos (cuidado com o uso disseminado do "isso", "por isso", "tudo isso").
22) - Evite influência da oralidade, como nas expressões "literalmente", "fora de hora", "até porque", "tipo", "sem dúvidas", "pra", "é complicado", "é claro", "acontece que", "por incrível que pareça" etc.
23) - Atenção à colocação pronominal: lembre-se de que "que" e "não" são "atrativos" do pronome ("que se disse", "não se disse"). Lembre-se também de que não se começa frase com pronome oblíquo.
24) - Atenção à regência dos verbos e nomes, principalmente quando se usa o "que" ("momento em que"; "filme a que se assistiu" etc).
25) - Cuidado com a repetição vocabular e de conectivos como "porém" e "pois". Aliás, evite começar período com esses conectivos;
26) - Evite utilizar modalizadores que expressem julgamento tais como "infelizmente", "lamentavelmente", "obviamente", "curiosamente" etc.
27) - Não se esqueça: embora creem e veem tenham perdido acento, têm e vêm, na 3 do plural continuam acentuados.
28) - Respeitem as funções anafórica e catafórica do esse (e flexões) e do este (e flexões), respectivamente.
29) - Prefira o ele/ela, se o elemento coesivo for sujeito, em vez de "o mesmo"/"a mesma", que soam deselegantes.
30) - Lembre-se de que exemplo não é argumento. A exemplificação é estratégia para dar consistência e clareza ao argumento, mas não basta por si só.
31) - Atenção à confusão entre "afim" (semelhante) e "a fim" (ter por finalidade).
32) - Não use "algo" de maneira indiscriminada (em vez de "coisa", usa-se "algo"), gerando imprecisão e demonstrando pobreza vocabular.
33) - Cuidado com a legibilidade do seu texto.
34) - Evite imprecisões como o "etc", "assim por diante", "outros mais".
35) - Cuidado com o uso da vírgula para separar sujeito de verbo, sobretudo quando o sujeito é longo.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/educacao/mat/2011/09/22/os-35-passos-para-uma-redacao-nota-dez-no-enem-2011-925420598.asp#ixzz1Yo1rbq1v
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o Enem está chegando vejam nossas dicas!

Veja como estudar a 30 dias do Enem - Guia do Estudante

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quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Conheça o Observatório do trabalho-BAHIA

Conheça o Observatório
O Observatório do Trabalho da Bahia é resultado de convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).
Em funcionamento desde setembro de 2010, tem como objetivo assessorar e prestar apoio técnico à SETRE, com informações, análises e propostas de ações em relação às questões do mundo trabalho. Para a realização de seu objetivo o Observatório do Trabalho desenvolve instrumentos que permitem o acompanhamento e a avaliação sistemática da situação de ocupação, renda e atividades econômicas no Estado da Bahia.


http://dieese.lidas.com.br/bahia/

Conferência Mundial contra o Racismo completa 10 anos

Prorrogadas inscrições da 7ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero





As inscrições para participação na 7ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero foram prorrogadas até o dia 10 de outubro. O Prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Ministério da Educação e da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) para estimular e fortalecer a reflexão crítica e a produção científica em torno das desigualdades existentes entre homens e mulheres no Brasil, contemplando as abordagens de classe social, geração, raça-etnia e sexualidade.
Podem concorrer estudantes do ensino médio, graduados, especialistas, mestres e estudantes de doutorado, que receberão bolsas de estudo e premiações em dinheiro num total de 46 mil reais. Também podem participar escolas públicas e privadas que estejam desenvolvendo projetos e ações pedagógicas para a promoção da igualdade de gênero. Nesta última categoria, será premiada uma escola por região, que receberá a quantia de R$10 mil, a ser aplicado na ampliação e fortalecimento de ações promotoras da igualdade de gênero.
Mais informações no site Igualdade de Gênero.
http://www.onu.org.br

Oportunidade: Portal MTE Mais Emprego

O Ministério do trabalho criou um  Portal que  oferece à sociedade um novo meio de interação com as políticas de emprego do Ministério do Trabalho e Emprego.
Trabalhador. Acesse informações do seu benefício Seguro-Desemprego, consulte vagas disponíveis e faça seu pré-cadastro no Sistema Nacional de Emprego - SINE. Manifeste interesse em cursos de qualificação profissional.
Empregador. Envie Requerimentos de Seguro-Desemprego pela internet, disponibilize vagas e realize consultas a trabalhadores inscritos no Sistema Nacional de Emprego - SINE. Envie proposta de cursos de qualificação profissional. Obtenha acesso aos portais do CAGED e da CBO.




http://maisemprego.mte.gov.br

MTE cria portal de empregos para facilitar o acesso a quem procura e ofe...

Enem 2011: Professores acreditam que prova de língua estrangeira deste ano deve manter modelo adotado no ano passado.


Vestibulandos do Colégio Marista São José se preparam para a prova de Língua Estrangeira do Enem. Foto: Gabriel de Paiva RIO - No ano passado, elas eram a maior novidade do Enem, mas não chegaram a surpreender. Para a edição 2011, as provas de língua estrangeira devem seguir o mesmo padrão: exigência de leitura em inglês ou espanhol, mas com as respostas em português, embora não haja uma diretriz clara e oficial sobre o tema.
LEIA TAMBÉM:Um plano de estudos para você seguir até o fim de semana do exame
PREPARAÇÃO:dicas para chegar bem disposto Para a coordenadora de Inglês do Colégio CEL Clarisse Keller, a prova do ano passado chamou a atenção pelo reduzido número de questões (apenas cinco) e pela facilidade. A professora ressalta que, apesar de curto, o exame conseguiu explorar todas as habilidades que se propunha a analisar. Tanto que em cada uma das perguntas foi usado um tipo de texto diferente.
- O exame de qualificação da Uerj, por exemplo, apesar de também ser uma avaliação do inglês instrumental, exige um conhecimento muito mais denso, um vocabulário muito maior. Então, quem se prepara para o Estadual, vai achar o Enem fácil - diz Clarisse.
A opinião da professora é compartilhada pelos colegas Bernardo Afonso e Daniela Oliveira, do 3 ano do Colégio Marista São José, na Tijuca. Os dois fizeram o exame nacional no ano passado e consideraram as perguntas bem "tranquilas".
- Eu optei pelo inglês no Enem porque estudo há mais tempo do que o espanhol e me sinto mais seguro. O Enem exige basicamente interpretação, não é difícil - afirma Bernardo, que vai fazer vestibular para Engenharia de Petróleo.
Já Daniela, que quer cursar Engenharia de Produção, conta que, na preparação, escuta muita música em inglês.
- O mais importante no Enem foi o vocabulário. Eu escuto muita música, pego traduções, assisto a filmes com legendas em inglês mesmo, além do curso. Tudo isso ajuda.
Clarisse aponta o caminho seguido por Daniela como o melhor: vale ler desde letras de música até anúncios, porque são os recursos mais comuns no exame.
Já Paulo Macedo, sócio da Flash Idiomas, que possui turmas especiais voltadas para inglês instrumental, dá dicas de como os candidatos devem ler os textos da prova, já que o tempo é curto.
- Primeiro, deve ser feita uma leitura em diagonal do texto de apoio, identificando o autor, a fonte e o assunto. Depois, é ver o que é pedido e retornar ao texto com um olhar mais direcionado - explica.
http://oglobo.globo.com/educacao/vestibular