Seguidores

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Estudantes ignoram alternativas ao vestibular

Estudantes ignoram alternativas ao vestibular

Karina Costa
Enem, Sisu e ProUni são programas que facilitam o acesso ao ensino superior, Embora as siglas citadas sejam pertinentes ao vocabulário dos estudantes de terceiroano, o significado delas é pouco conhecido por muitos alunos que se encontram na iminência de decidir sobre o futuro profissional e o melhor caminho para chegar à universidade.
Como porta de entrada para ocupar uma vaga do ensino superior, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) facilita o acesso ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que selecionam e garantem a permanência.
A exemplo disso, os estudantes Ueslei Nascimento, 17 anos, e David Bozza, 19 anos, estão terminando o ensino médio e não sabem o que é o Sisu. Eles estudam no Colégio Estadual Evaristo da Veiga, localizado na Avenida Garibaldi, e ainda não entendem como funciona o mecanismo do sistema. “Não sei a diferença entre o ProUni e o Sisu”, conta Bozza.
Voltado para concluintes e egressos do ensino médio, o Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos candidatos utilizando como critério a nota obtida no Enem. Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição de alguns cursos.
Em 2010,  o Sisu disponibilizou 83 mil vagas entre 19 universidades federais de todo o País, 23 institutos federais, quatro universidades estaduais e dois centros federais de educação tecnológica. Mas, para utilizar o sistema, além de ter feito o Enem, o aluno não pode ter zerado as provas objetivas e a dissertativa (redação).

Durante o período de inscrição, que será divulgado pelo endereço eletrônico: http://sisu.mec.gov.br, basta colocar o número de inscrição do Enem. Nele estão contidas todas as informações do estudante, sobretudo a que interessa à seleção: a nota. Cada universidade adota uma nota mínima para selecionar seus calouros.
No site, o candidato pode escolher em quantas universidades deseja se inscrever e tem acesso a relação de todas as instituições cadastradas. Aos que preferem as baianas, são disponibilizadas 2.242 vagas, com 102 cursos em Salvador e em cidades do interior do Estado.

0 comentários:

Postar um comentário