Seguidores

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Fortalecimento do sistema de emprego é foco de debate nacional

Fortalecimento do sistema de emprego é foco de debate nacional


Para discutir as formas de garantir mais e melhores empregos para os cidadãos brasileiros, 21 secretários estaduais do Trabalho de todo o país estiveram na 84ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretarias do Trabalho (Fonset), que ocorreu na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. O Piauí esteve presente, representado pela secretária Larissa Maia.

Na oportunidade, o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério do Trabalho apresentaram o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), que tem como base a educação profissional e cujo grande objetivo é ampliar a oferta de vagas neste segmento.

Na opinião da secretária Larissa Maia, qualificação profissional e educação precisam estar juntos no caminho rumo à cidadania. “A qualificação profissional e a educação andam de mãos dadas e são sinônimos de cidadania e, portanto, de inclusão social”, afirma.

O Fonset defende a nova proposta à luz da responsabilidade e comprometimento com os trabalhadores e, principalmente, com o trabalhador desempregado. “A qualificação precisa ser entendida como elemento que alavanca o índice de empregabilidade do cidadão e da mesma forma, a inclusão dele na sociedade”, avalia a secretária.

O Pronatec prevê o atendimento ao desempregado reincidente e a porta de entrada para as oportunidades de trabalho será através dos Serviços Nacionais do Emprego (Sine).

Neste sentido, Larissa Maia acredita que a união das ações de educação e de qualificação são fundamentais para melhores resultados. “A expertise do mundo do trabalho e a expertise da educação, juntas através de um processo de integração, devem promover a valorização dos direitos do cidadão ao acesso à qualificação profissional”, analisa a secretária.

0 comentários:

Postar um comentário