Enem 2011: Professores acreditam que prova de língua estrangeira deste ano deve manter modelo adotado no ano passado.
LEIA TAMBÉM:Um plano de estudos para você seguir até o fim de semana do exame
PREPARAÇÃO:dicas para chegar bem disposto Para a coordenadora de Inglês do Colégio CEL Clarisse Keller, a prova do ano passado chamou a atenção pelo reduzido número de questões (apenas cinco) e pela facilidade. A professora ressalta que, apesar de curto, o exame conseguiu explorar todas as habilidades que se propunha a analisar. Tanto que em cada uma das perguntas foi usado um tipo de texto diferente.
- O exame de qualificação da Uerj, por exemplo, apesar de também ser uma avaliação do inglês instrumental, exige um conhecimento muito mais denso, um vocabulário muito maior. Então, quem se prepara para o Estadual, vai achar o Enem fácil - diz Clarisse.
A opinião da professora é compartilhada pelos colegas Bernardo Afonso e Daniela Oliveira, do 3 ano do Colégio Marista São José, na Tijuca. Os dois fizeram o exame nacional no ano passado e consideraram as perguntas bem "tranquilas".
- Eu optei pelo inglês no Enem porque estudo há mais tempo do que o espanhol e me sinto mais seguro. O Enem exige basicamente interpretação, não é difícil - afirma Bernardo, que vai fazer vestibular para Engenharia de Petróleo.
Já Daniela, que quer cursar Engenharia de Produção, conta que, na preparação, escuta muita música em inglês.
- O mais importante no Enem foi o vocabulário. Eu escuto muita música, pego traduções, assisto a filmes com legendas em inglês mesmo, além do curso. Tudo isso ajuda.
Clarisse aponta o caminho seguido por Daniela como o melhor: vale ler desde letras de música até anúncios, porque são os recursos mais comuns no exame.
Já Paulo Macedo, sócio da Flash Idiomas, que possui turmas especiais voltadas para inglês instrumental, dá dicas de como os candidatos devem ler os textos da prova, já que o tempo é curto.
- Primeiro, deve ser feita uma leitura em diagonal do texto de apoio, identificando o autor, a fonte e o assunto. Depois, é ver o que é pedido e retornar ao texto com um olhar mais direcionado - explica.
http://oglobo.globo.com/educacao/vestibular
0 comentários:
Postar um comentário