Criativo e determinado, o jovem empreendedor é antenado à evolução dos negócios e usa as oportunidades para se sobressair no mercado competitivo.
Levantamentos realizados pelo Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que, a partir de 2008, jovens de 18 a 24 anos ampliaram sua participação no mercado de negócios, conseguiram inclusive superar o crescimento dos empreendedores com mais de 35 anos. A maior taxa de crescimento verificada está na faixa etária entre 25 e 34 anos.
De acordo com a relatora da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Claudia Cristina Pamichi, em 2010, foram criadas cerca de 2.330 empresas. Já em 2011, apenas nos primeiros seis meses do ano, foram abertos mais de 2.400 novos negócios.
Crescimento
"Os setores que mais progrediram foram os ramos de alimentação, confeccção e prestaçãdeserviço"
Claudia Cristina Pamichi
Relatora da Jucepar
"Os setores que mais progrediram foram os ramos de alimentação, confeccção e prestaçãdeserviço"
Claudia Cristina Pamichi
Relatora da Jucepar
A expectativa é que neste ano sejam abertas mais de quatro mil empresas. Cláudia Pamichi ressalta que os setores que mais progrediram foram os ramo de alimentação, confecção e prestação de serviço, nas áreas de beleza e construção civil.
A consultora do Sebrae Patricia Valente Santini comenta que dois fatores impulsionam os jovens empreendedores: a necessidade e a oportunidade - desde 2003, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), por meio do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), no Brasil, surgem mais empreendedores que identificam oportunidades do que aquele que empreendem por necessidade.
A jovem empreendedora Fabiana B. Menghini, há um ano meio decidiu investir no ramo de franquias e abrir uma escola de qualificação de profissionais polivalentes em costura industrial.
"Através de uma pesquisa e conversando com amigos, percebemos uma lacuna neste setor. Como Maringá é referência na área de confecção, faltava e falta mão de obra qualificada. Então eu e minha família decidimos aliar o conhecimento que tínhamos em costura e a oportunidade para montarmos nosso próprio negócio".
Fabiana contou que, no início, teve um pouco de dificuldade por ser jovem e também mulher. "Tenho experiência profissional, mas nunca coloquei a mão na massa. Os apertos existem em qualquer lugar, por isso sempre busquei me aperfeiçoar e me qualificar em vários cursos que são fornecidos e realizados pelo Sebrae, Acim, entre outros".
A consultora do Sebrae Patricia Valente Santini explica que o espírito empreendedor pode nascer ou ser desenvolvido. "Existem algumas pessoas que nascem com alguns desses comportamentos, porém outras podem ter o perfil empreendedor trabalhado através de capacitações, cursos e outros".
Rafael Silva
As sócias, Fernanda e Fabiana em uma das salas onde o curso de costura industrial é realizado
Perfil
Os jovens empreendedores vislumbram o sucesso e desejam a liberdade. Uma pesquisa internacional realizada em 43 países e divulgada pelo Sebrae mostrou o crescimento do número de jovens brasileiros que decidiu empreender.
No Brasil, cerca de quatro milhões de jovens decidiram abrir o próprio negócio nos últimos três anos, sendo 25% entre a faixa etária de 18 e 24 anos, o que coloca o País em terceiro no ranking de participação jovem, atrás do Irã e da Jamaica.
Ao decidirem montar uma empresa, os jovens pesam diversos fatores, por exemplo, a liberdade que terão para ditar os rumos do negócio e cuidar do próprio tempo, além da capacidade de inovar.
Em geral, apresentam o seguinte perfil: são motivados pelos desafios - admiram grandes soluções para grandes problemas, visam impactar a vida das pessoas - gostam de ideias inovadoras que contribuem com a sociedade, compartilham informações - são mais abertos a captarem e distribuírem informações para todo mundo, dominam tecnologias - são pioneiros em negócios tecnológicos, principalmente os que envolvem a internet e são dinâmicos - tornam-se mais aptos para o mercado devido à flexibilidade de suas decisões e objetivos.
Novos negócios
Em 2010, foram criadas 2.330 empresas. Já em 2011, de janeiro a julho, foram abertos mais de 2.400 novos negócios. A expectativa é que, neste ano, sejam criadas mais de 4 mil empresas na cidade.
Em 2010, foram criadas 2.330 empresas. Já em 2011, de janeiro a julho, foram abertos mais de 2.400 novos negócios. A expectativa é que, neste ano, sejam criadas mais de 4 mil empresas na cidade.
De olho nas dicas
- Avalie e pesquise sobre o mercado pretendido. Procure empreendedores que tenham alguns anos de experiência no setor. Ao contrário do que se imagina, uma personalidade empreendedora sempre diz o que precisamos saber.
- Esteja disposto a abandonar a vaidade pelo trabalho e priorize mais a ajuda da família do que a dos bancos.
- Boas ideias são comuns a muitas pessoas. A diferença está naqueles que passam para ação e fazem acontecer.
- O empreendedor tem uma verdadeira paixão por aquilo que faz. Paixão faz a diferença.
- Coloque tudo no papel, monte um plano de negócio, calcule riscos e capacite-se, sempre! Empreender exige planejamento, insistência e comprometimento.
- Cuidado com a idealização. Reduza custos, esteja disposto a multifunções e lembre-se: uma empresa é bombeada pelo seu coração (vendas/serviços), e não pela beleza ou pela fantástica ideia.
- O empreendedor ousa na hora de fixar objetivos e tomar iniciativas, envolve pessoas para buscar soluções e ‘move montanhas’.
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