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domingo, 9 de outubro de 2011

Empresas entrevistam candidatos por telefone

  • Tarcila França
Vida moderna e uma nova modalidade na hora de recrutar candidatos a uma vaga de emprego: o primeiro contato entre empregador e candidato é feito por telefone. Nas grandes metrópoles, a entrevista sem o contato pessoal já é apontado como uma tendência.
Faz-se a triagem por telefone e depois, agenda-se uma entrevista pessoalmente. Segundo as empresas de recursos humanos, trata-se de uma maneira de otimizar o tempo. Dependendo do cargo disputado e segmento profissional, o filtro não denota características comportamentais, imprescindível no ato de negociar o ofício.
É pelo currículo que é efetivada a primeira seleção. Pelo telefone, colhem-se informações muitas vezes não descritas no portfólio do candidato como a carteira de habilitação, por exemplo.
De acordo com a supervisora de uma equipe de seleção Sandra Mala de Lima, a maneira como a pessoa se comporta, sua postura diante de uma entrevista, só é auferida mediante contato visual.

Ao telefone, colhem-se dados muitas
vezes não descritos no currículo
"Não tenho como indicar um candidato a um emprego sem antes passar pelo contato pessoal", afirma. Ela recomenda não cometer excessos. Na dúvida, melhor optar em não usar acessórios. Mas toda essa rigidez vai depender do ramo profissional. Há setores que optam pela flexibilidade.

Muitas lojas de moda ou de cosméticos, por exemplo, preferem as exceções. O que pode ser apontado como visão preconceituosa, vai depender do perfil do cliente.
Pelo telefone, economiza-se tempo. As empresas têm optado em conversar previamente e, se possível, descartar um aspirante à vaga. O coordenador geral de recursos humanos Valdecir Fernando argumenta que a iniciativa por telefone é uma busca que se faz normalmente na intenção de detalhar informações que o currículo não traz.
"O primeiro filtro é bastante eficaz para descobrir detalhes do candidato, além disso, deixa a pessoa mais desinibida do que o contato frente a frente", diz. O que o contato visual informa em termos de comportamento, uma entrevista por telefone pode ser mais positiva em caso de timidez, insegurança e introspecção.

Justificativa
A facilidade de extrair informações pelo telefone, sobretudo quando se têm candidatos inseguros, é um forte argumento das empresas na hora de coletar informações que passam despercebidas.

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