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segunda-feira, 25 de abril de 2011

O Melhor do Computador


Quando perguntados sobre quais atividades extracurriculares gostariam que a escola oferecesse, os pais de estudantes de escolas públicas da capital paulista foram categóricos: cursos de computação, disseram 36% dos entrevistados. Os dados da pesquisa - realizada pelo Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial em parceria com a Fundação Victor Civita - revelam a expectativa que há em torno da sala de informática. Porém apenas ter um espaço bem montado não basta.

"A tecnologia deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares. Usar o computador somente para ensinar programas de informática é desperdício", diz o pedagogo Wagner Antônio Júnior, coordenador do Projeto de Apoio Pedagógico Informatizado da Faculdade de Agudos, a 410 quilômetros de São Paulo. O ideal é estabelecer objetivos pedagógicos para que as atividades tenham foco e fazer do laboratório uma extensão da sala de aula. Para isso, a internet nem sempre é imprescindível. José Junio Lopes, coordenador do laboratório de informática do Colégio Joana D’Arc, em São Paulo, exemplifica: "O aluno pode fazer apresentações em slides, usar editores de texto e elaborar planilhas e gráficos. Essas ferramentas de aprendizado não requerem a rede mundial de computadores".

Com ou sem a rede, o fato é que o planejamento é fundamental. "Definir as ações que serão feitas no computador é tão importante quanto ser criativo na hora de elaborar a aula", salienta a professora Antonia Lucélia Mariano, de Juazeiro do Norte, a 565 quilômetros de Fortaleza, ganhadora do prêmio Educarede de Internet e Inovação Pedagógica, promovido pela Fundação Telefônica.



Assim dá certo

1 Escolher conteúdos Eleger e estudar os conteúdos que serão apresentados ou aprofundados na sala de informática é essencial para que a aula seja objetiva e produtiva. Além disso, faz com que o professor se sinta mais seguro na hora da aula.

2 Selecionar programas Com o conteúdo escolhido, é hora de encontrar os programas e sites mais apropriados para atingir as metas de aprendizagem. Se a aula é de redação, um editor de textos é uma boa opção.

3 Fazer o roteiro da aula Todas as atividades precisam ser bem estruturadas e bem planejadas, prevendo momentos de pesquisa, de visualização do conteúdo estudado e de troca de informações. Isso evita a dispersão.

4 Incentivar a interação Os alunos devem interagir para construir conhecimento. Para tanto, que tal criar blogs, e-mails e fóruns?

5 Usar jogos educativos Os desafios propostos pelos softwares e jogos virtuais estimulam os jovens e complementam a aula de forma lúdica.

6 Explorar o audiovisual
A internet e os programas educativos oferecem vídeos e animações que favorecem o aprendizado. Use-os!

7 Permitir que o aluno crie Publicar textos em blogs ou sites e fazer apresentações em slides torna o estudante produtor de conteúdo e de conhecimento.

8 Evitar a desatenção
Para a turma não perder o foco da aula, vale bloquear o acesso a sites de relacionamento, salas de bate-papo e programas de mensagens que não sejam coerentes com o conteúdo ensinado.

9 Criar espaço lúdico Todos precisam ficar à vontade na sala de informática. Por isso, coloque nas paredes cartazes, mapas, ilustrações e trabalhos dos alunos, criando um ambiente acolhedor e rico em informações.

10 Preparar-se bastante Você se sentirá mais seguro na sala de informática se aprender a usar a máquina, a internet e os programas básicos. Além disso, terá melhores resultados.

Assim não dá

1 Dar aula só de informática
O objetivo das aulas na sala de informática não deve ser formar técnicos, mas melhorar o aprendizado. Por isso, evite o uso do espaço apenas para ensinar a operar programas.

2 Não ter planejamento A falta de objetivos claros faz com que tanto professor como alunos percam o foco, comprometendo o aprendizado.

3 Achar que a turma sabe tudo Embora os jovens sejam espertos quando o assunto é informática, é um erro supor que todos dominem as ferramentas com a mesma destreza. Não deixe de ensinar como operar os programas básicos. Dessa forma, os menos plugados conseguirão acompanhar as aulas.

4 Usar a sala para distração Computador na escola tem de estar voltado somente para a aprendizagem. Se a garotada usar o laboratório no período entre aulas, vai associá-lo somente ao lazer. (para discussão!).

5 Liberar o entretenimento Sites de relacionamento, download de músicas e jogos eletrônicos dispersam o aluno durante a aula

6 Deixar os alunos sozinhos Sem mediação, eles iniciarão bate-papos e ainda poderão acessar conteúdos impróprios.

7 Censurar demais
Se for para encontrar páginas e ferramentas sobre o tema da aula, não cerceie a liberdade da turma na hora de navegar na internet.

8 Ter poucas máquinas
As atividades ficam prejudicadas quando os estudantes não usam o computador de forma igualitária. O ideal é ter um equipamento para cada dois alunos. Assim, todos terão a chance de operá-lo durante a aula.

9 Ver o micro como rival Se você tiver medo da tecnologia e dos avanços que ela traz, jamais vai enxergá-la como uma fonte de conhecimento e informação. Quando bem utilizada, a tendência é que ela vire aliada, em vez de concorrente.
10 Usar equipamento ruim Computadores muito lentos e defasados sempre causam frustração e perda do interesse por parte dos alunos. Evite-os.

Tecnologias e Mundo Virtual

O avanço das Tecnologias e principalmente da Internet, vem trazendo algumas reflexões à cerca do uso delas, a todo momento a Internet atrai mais usuários no Brasil e no Mundo.
O Internauta brasileiro passa mais tempo diante do PC que o norte-americano o japonês, o espanhol, dentre outros.
O que poucas pessoas acreditam ou compreendem, é que existe o "vício da Internet" que atinge mais de 50 milhões de usuários no mundo, segundo a Internet World Stats, dos EUA.
O mundo virtual sofre muitas críticas, a principal delas é em relação à escrita e a leitura, para muitos a leitura em blogs e redes sociais é muito rápida e fragmentada, sem aprofundamento, superficial, e a escrita é um amontoado de abreviatuaras, quase sempre entendida somente pelo público jovem.
Outra crítica que o mundo virtual sofre é que estaria afastando os indivíduos do convívio no mundo real.
Afinal, a internet aproxima ou afasta as pessoas?
André Pacheco

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Todo dia é dia de Indío-Nossa homenagem


O índio

Nascido na floresta
Criado entre os animais
Vivia em sua aldeia
Sua vida era de paz
Até que um dia viu chegar
Uma canoa muito grande
Um povo diferente
Vindo de muito longe
Este povo descobriu
Que a Terra era redonda
Que existiam outras vidas
Pessoas com uma cultura distinta
Foi assim que começou
A evolução deste continente
A mistura desse povo
A formação de toda essa gente.
 
de Carla Cristina de Carvalho
Rio de Janeiro - RJ - por correio eletrônico

Ministério lança programas voltados para a saúde da população indígena | Agencia Brasil

Ministério lança programas voltados para a saúde da população indígena | Agencia Brasil

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Especialista da Fundacentro dá dicas para quem trabalha em frente ao computador



Especialista da Fundacentro dá dicas para quem trabalha em frente ao computador


O ergonomista Ricardo Serrano, da Fundacentro, elencou dez atitudes que darão conforto visual aos trabalhadores que passam muito tempo em frente a um computador. Veja as dicas:
1- Verifique se seu computador está recebendo iluminação adequada, sem reflexos ou luzes frontais.
2- Posicione o monitor para baixo do nível de seu olhar, com a tela perpendicular aos seus olhos.
3- Regule para o máximo de contraste, não de intensidade.
4- Em processadores de textos, utilize fundo escuro, com letras claras e grandes.
5- Se necessitar de correção óptica, use óculos deixe as lentes de contato para as outras atividades.
6- Pisque voluntariamente, com freqüência.
7- Em sala com ar condicionado, use colírio de lágrima artificial.
8- Em intervalos regulares, feche os olhos por alguns instantes, relaxe, levante da cadeira e olhe para longe.
9- Mantenha sua correção óptica sempre atualizada.
10- Não despreze qualquer sintoma ocular, faça exame oftalmológico completo regularmente.



Fonte: Blog do MTE

sábado, 2 de abril de 2011

Visita a Biblioteca 01/01/2011 Turma 2








A Biblioteca Publica do Estado da Bahia esta Localizada nos Barris, é a primeira Biblioteca do Brasil e da América Latina foi criada em 1811 e conta com diversos setores disponíveis diariamente para jovens, adultos e crianças, com um acervo de mais de 600 mil obras literárias. São raridades, jornais, revistas, documentos históricos baianos, um setor de artes e o setor Braille, com recursos avançados, auditório e espaços culturais. Funciona diariamente de segunda à sexta das 08h30 às 21h,
Sábado das 08h30 às 12hs,
domingo das 10 às 16h.

 A atividade foi apreciada por todos, os jovens ficaram encantados, pois muitos nunca tinham ido à biblioteca e os que já conheciam nunca passaram do térreo. Puderam descobrir o leque de possibilidades a cerca do conhecimento e cultura a que os mesmo podem ter acesso gratuitamente inclusive pelo blog: http://www.bibliotecapublicafpc.blogspot.com.
 A visita foi guiada pelos funcionários Morgana e Eduin, que gentilmente palestrou sobre toda a história e mostrou todo o espaço da Biblioteca. Pudemos conhecer quase todos os espaços acima citados inclusive o quadrilátero que é um local onde acontecem: vernissages, peças teatrais, shows musicais.